Telefone:

(011) 97333-2909 | (011) 99006-4900

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

Emergência

24 horas

Agendar

Agende um Atendimento Aqui

A Importância Das Clínicas De Reabilitação Para O Combate Ao Alcoolismo

É indiscutível que o consumo em excesso de bebida alcoólicas desencadeia impactos diretos no bom convívio familiar, social e, até mesmo, no desempenho profissional das pessoas que se tornam dependentes. Isso, porque o alcoolismo é uma doença crônica e que se manifesta por meio do consumo desmedido de álcool. Por isso, o indivíduo alcoolista não consegue ficar sem beber por muito tempo, já que o organismo passar a sentir falta do álcool.

Hoje em dia, é muito difícil encontrar clínicas que promovam, adequadamente, o tratamento do alcoolismo, principalmente, porque para que esse tipo de tratamento demanda do estabelecimento uma equipe multidisciplinar e capacitada para lidar com os principais sintomas da doença. Diante disso, você sabe qual a importância das clínicas de reabilitação para o tratamento do alcoolismo? Vamos explicar.

Como se dá o processo de reabilitação?

O processo de reabilitação de alcoolistas é desafiador, porque esses indivíduos enxergam no álcool uma verdadeira fonte de motivação, de modo que a abstinência é capaz de causar muitos problemas ao estado físico e mental do indivíduo. Diversos especialistas dizem que não existe uma medicação específica capaz de curar o alcoolismo, por isso a internação involuntária muitas vezes é necessária e, é justamente aí, que se percebe a importância das clínicas de reabilitação.

A maioria das clínicas tem como objetivo de melhorar a saúde dos alcoolistas e o meio social, o tratamento em si visa controlar o surgimento de possíveis crises de abstinência que a falta do álcool desencadeia no corpo. Os meses iniciais de tratamento são dedicados a “limpar” o organismo do dependente de forma intensiva. Com o intuito de ajudar nesse processo pode ser oferecidas atividades físicas durante o acompanhamento médico, já que o exercício, além de liberar a endorfina, ajuda o paciente a ocupar-se e ao mesmo tempo realizando algo produtivo. A abstinência em si faz com que o corpo experimente muitos sintomas, pois a ausência de álcool faz com que o cérebro desencadeie fortes sensações de adrenalina. Esses sintomas, normalmente, variam de pessoa para pessoa e podem ser tanto físicos quanto emocionais.

Como passar pelo período de reabilitação?

É necessário ter persistência durante a recuperação, por esse motivo, é essencial que o paciente tenha uma boa alimentação e pratique exercícios físicos regularmente. A prática de exercícios físicos auxilia no controle da ansiedade, já que estimula a liberação de hormônios que trazem sensação de prazer e bem-estar. Sendo assim, é fundamental pesquisar sobre a clínica, e considerar todos os comentários positivos e negativos. Além disso, é importante avaliar a infraestrutura local, quais a equipe médica e técnica, além dos procedimentos e tratamentos utilizados na recuperação. Com o objetivo de proporcionar todo o conforto possível, o Grupo Braços Aberto mantém um ambiente renovador e saudável, com uma equipe multidisciplinar pronta para acompanhar o processo de recuperação da pessoa alcoolista. A escolha por uma clínica que, de fato, ofereça o melhor tratamento e os procedimentos mais inovadores faz toda a diferença no resultado final.

Dúvidas? Entre em contato com nossa equipe.